Já ouviu falar na Fórmula 3? O empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte explica que essa competição dentro do automobilismo se encontra na classe dos monopostos, isto é, veículos que comportam apenas uma pessoa/piloto. Criada em 1950 pela FIA (Federação Internacional do Automóvel), essa categoria se popularizou e tornou ainda mais relevante a história desse esporte.
Como surgiu a Fórmula 3?
Inicialmente chamada de Fórmula Júnior, a F3 foi um dos primeiros passos para a efetivação da Fórmula 1, haja vista que foi uma das principais categorias de acesso. Caso você não saiba, investimento da Fórmula 3 e tendo sucesso em suas participações, o piloto tende a ter uma carreira propícia, já que as suas vitórias podem levá-lo para categorias mais altas como a Fórmula 2, ou até mesmo a uma participação na Fórmula 1.
Como explica o empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte, diversos pintores renomados, que já disputaram em categorias de alto nível, como Ayrton Senna, Lewis Hamilton e Nelson Piquet, já correram nas Fórmulas 3 do mundo todo, mostrando a relevância da categoria para o automobilismo. Assim, cabe entendermos a maneira como ocorrem as disputas.
Como funciona a F3?
A Fórmula 3, assim como a Fórmula 2, trata-se de uma categoria de formação, diferentemente da fórmula 1, que é tida como profissional. No caso da F3, os motores dos carros utilizados possuem 240 cavalos de potência, além de que utilizam pneu relativamente estreitos e atingem velocidade máxima de 230 km/h. Sendo assim, os pilotos jovens começam com o kart, depois migram para a Fórmula Renault e assim, para a F3 e depois para a F2.
Caso você não saiba, na categoria da Fórmula 3, os pilotos chegam a ter um investimento aproximado de 800 mil euros, isso para competir no Campeonato Europeu de F3. Vale pontuar que para competir na Fórmula 2 esse valor chega a duplicar, enquanto que na Fórmula 1, como explica Joni Ricardo Fernandes Duarte, existem pilotos que possuem patrocinadores para arcar com as despesas da competição.
Já quando trazemos a categoria de Fórmula 3 para o Brasil, o custo para competição chega a ser 450 mil reais, sendo a mais barata dentre as outras categorias do esporte. Na temporada de 2021, a Fórmula 3 utilizou o resultado oficial do treino classificatório para a Grid de Largada da Corrida 3, e com esse resultado e com a inversão dos 12 primeiros, formou-se a Grid Largada da Corrida 1.
Dessa forma, como considera o empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte, a Fórmula 3 é considerada um investimento fundamental para a carreira de pilotos novatos, isso porque abre portas para competições maiores. Logo, é interessante compreendermos como a categoria se mostra como uma impulsionadora do automobilismo, auxiliando no processo de formar novos pilotos profissionais.