Já aproveitou seus pontos para tomar aquele cafezinho sem pagar nada por ele? Já praticou ou aprendeu uma língua nova por aplicativo?
Reparou em como a gamificação está presente no nosso dia a dia? O conceito aparece nos programas de pontos, nas atividades relacionadas à educação e também nas recompensas por metas alcançadas pelo seu departamento.
Através de elementos como narrativa, desafios e prêmios, diferentes organizações aumentam o engajamento dos clientes e colaboradores, elevando a fidelização e os lucros. Assim, uma característica que, normalmente, aparece em jogos é adaptada para um contexto distinto, motivando e tornando algumas tarefas mais prazerosas. Por isso, compreender o universo dos jogos e utilizar algumas de suas características no dia a dia pode ser um diferencial para lideranças que desejam se aproximar de seu time.
Nas escolas, entidades que incorporam esta estratégia sabem que precisam competir com a distração dos smartphones. Por isso, a gamificação propõe a participação ativa de toda a classe, individualmente ou em grupo, partindo de uma atmosfera familiar: os jogos. Desse modo, o processo de ensino se torna flexível e motivador, já que os estudantes recebem estímulos para completar suas tarefas. Também aguçam seu espírito competitivo e a colaboração, que são duas qualidades importantes nas etapas futuras de suas vidas.
A gamificação também pode ser aproveitada pelas empresas, a fim de gerar envolvimento junto aos clientes. Em um mercado altamente competitivo e repleto de opções, fidelização vale ouro, pois diminui as chances de churn e preserva a carteira de clientes. Assim, a empresa mantém sua saúde financeira e lucratividade. Já junto aos colaboradores, o objetivo costuma ser um dos quesitos essenciais na hora de atrair e ganhar a confiança, porque o time precisa estar satisfeito para tratar o consumidor bem.
Benefícios da gamificação
Existem diversas vantagens para as empresas que adotam uma estratégia inovadora, incluindo características dos games em suas relações com funcionários e clientes. Listamos algumas delas.
Eleva o engajamento, que é o nível de envolvimento com a marca;
Agrega um diferencial competitivo, dando destaque para a empresa frente à concorrência;
Estabelece uma relação ganha-ganha com clientes e parceiros, a partir de prêmios como descontos;
Reforça uma visão positiva sobre a companhia;
Transforma atividades monótonas em tarefas interessantes e recompensadoras;
Facilita a transmissão e assimilação de novos conhecimentos.
Exemplos de gamificação em empresas
Confira alguns cases de sucesso para se inspirar:
Starbucks
A marca está entre as mais conhecidas do ramo, e uma das razões que contribui para o sucesso é o My Starbucks Rewards™. O programa de fidelidade é simples, exigindo apenas que o cliente se cadastre e pague o que consumir com o cartão ou aplicativo Starbucks.
Microsoft
A Microsoft foi uma das empresas que adotou a gamificação para aprimoramento interno da empresa. O Microsoft Dynamics 365 usa dos princípios dos “esportes fantasy” para criar engajamento numa experiência de jogo.
BRMalls
A rede adotou a gamificação no Black Moedas, um jogo de realidade aumentada com ofertas através de ação presencial e digital. Utilizaram o aplicativo para escanear moedas espalhadas pelos shoppings da rede durante a Black Friday.
Duolingo
A empresa instituiu um sistema de níveis, metas diárias, conquistas e selos. Além disso, ela envia notificações aos usuários lembrando das tarefas dos cursos, e criou um sistema de logins diários.
Nike
A marca permitiu aos usuários de seus aplicativos a chance de obter recompensas reais, conforme eles se exercitavam. Uma forma de incentivar seus clientes a praticarem atividade física, aliando compras com os valores que a marca defende.