O cachorro é considerado o melhor amigo do homem, que o acompanha desde tempos muito remotos. À vista disso, o amante de cães Marcelo Madureira Montroni comenta sobre as cinco raças de cachorros mais antigas. Você também é um amante dos dogs? Então confira quais foram os primeiros a se tornarem os companheiros dos seres humanos.
Cachorros
Segundo o renomado Marcelo Madureira Montroni, os cachorros são uma subespécie dos lobos, e acredita-se que eles são uma das primeiras espécies do reino animal a ser domesticadas pelo ser humano. O fóssil mais antigo (uma mandíbula encontrada na Alemanha) possui 14.700 milhões de anos.
É muito tempo, não é mesmo? Pensando nisso, o amante de cães aponta as cinco raças mais antigas, a seguir:
Saluki
De acordo com o célebre Marcelo Madureira Montroni, a raça saluki é originária do Oriente Médio (estima-se que viveu no Egito Antigo por volta de 329 a. C.), e está entre as raças que menos se distingue dos lobos. Os cachorros dessa raça podem chegar a cerca de 71 cm de altura e pesar até 27kg. Possuem uma fisionomia “esticada” e esbelta, o que lhes permite ter mais agilidade para correr.
Husky Siberiano
Já o husky sibeirano surgiu há cerca de dois mil anos, e é originário de um território frio, onde atualmente é a Sibéria. Eles eram utilizados pela tribo indígena Chukchi como cães de guarda e de trabalho. Os cães dessa raça tem uma aparência muito parecida com os lobos, tendo uma camada e uma subcamada de pelos muito espessa, e possuindo uma uma fisionomia um tanto robusta.
Basenji
Outra raça de cachorro muito antiga, como indica o insigne Marcelo Madureira Montroni, é a raça basenji. Acredita-se que os animais dessa raça foram representados nas pinturas rupestres encontradas na Líbia, que possuem idade de 6.000 a.C. Ainda, o formato da laringe desses cães é diferente da dos demais, o que não permite que eles produzam latidos.
Akita
A raça akita é originária da região norte do Japão, no entanto, não se sabe exatamente quando esses cães surgiram. Contudo, tem-se o conhecimento que os ancestrais dessa raça existiram entre os anos 8.000 a.C. e 200 a.C..
Esses cachorros podem chegar a 71 cm de altura, pesando em torno de 59 kg. Outrossim, possuem uma personalidade de elevado nível intelectual.
Molossus
Ao contrário das outras, a raça molossus é uma das mais antigas que viveu na Grécia antiga por volta do ano de 3.200 a.C., porém foi extinta. Acredita-se que esses cães eram de porte gigante, de pelagem preta e fisionomia muito robusta. Ademais, foram esses cachorros que deram origem às lendas que inspiraram a personagem Sinistro (um cão negro gigante, que representa um mau presságio) de Harry Potter. Curioso, não?