Talvez seja uma das profissões mais valorizadas e exclusivas da nossa sociedade. Porém, Fernando Siqueira Carvalho diz que a formação para se tornar um piloto de avião é muito complexa e requer muito estudo e dedicação, além de um investimento muito alto. Conheça um pouco mais sobre o que é necessário a seguir.
Desde 1984, está regulamentada a categoria “aeronauta”, composta por profissionais que compõem uma aeronave comercial. Portanto, existe uma lei que regula o sistema de trabalho, remuneração, direitos e obrigações dos profissionais e empresas que os empregam.
Para trabalhar em uma companhia aérea, o aspirante a piloto deve estudar muito e acumular experiência de voo, normalmente em um pequeno avião. Fernando Siqueira Carvalho comenta que quanto mais tempo de voo acumulado, maiores são as chances de desenvolvimento profissional. Por exemplo, após 40 horas de prática, uma licença para pilotar uma aeronave monomotor pode ser obtida, e para voar em uma linha aérea comercial, como um Boeing 737, deve-se acumular uma média de 1.500 horas de voo.
Para entrar no mundo da aviação, o melhor a se fazer é obter a Licença de Piloto Privado-PP. Os interessados devem procurar um clube de aviação em sua cidade ou uma escola aprovada pela Anac mais próxima. Deve ter pelo menos 18 anos e ter concluído o ensino médio. Outro pré-requisito é fazer um exame médico para obter um ‘Certificado Médico Aeronáutico’ de segunda classe. O exame é feito em uma clínica aprovada pela Anac e é obrigatório um cadastro antes.
A parte teórica do curso é ministrada em sala de aula e tem duração média de três meses. Em algumas escolas o valor pode passar dos R$ 2.500. Fernando Siqueira Carvalho diz que as aulas são bem puxadas devido ao conteúdo extenso e teórico e, entre as matérias estudadas incluem:
- Conhecimentos Técnicos
- Meteorologia
- Teoria de Voo
- Navegação Aérea
- Regulamentos de Tráfego Aéreo
Após a conclusão do curso teórico, o aluno deve responder a uma prova escrita de 100 questões, aplicadas pela ANAC. É preciso que pelo menos 70% das questões sejam aprovadas. Quem passar no exame da ANAC poderá iniciar o treinamento efetivo do curso de piloto privado. Esta parte do treinamento requer pelo menos 35 horas de voo. Ao final do treinamento, os alunos participarão de um voo de avaliação e serão acompanhados por examinador aprovado pela ANAC. Se passarem na avaliação, eles se tornarão pilotos privados e só poderão voar em aviões particulares. Para se tornar um piloto comercial o processo é semelhante, porém com um nível maior de exigência.